segunda-feira, 25 de abril de 2011

Therapy4kids e uso da TheraSuit


Método muito interessante!!!!
*****

Há pouco tempo no Brasil unidades brasileiras da clínica Norte-Americana Therapy4kids que tem como proposta um inovador tratamento em reabilitação para crianças deficientes em decorrência de causas neurológicas como: 
  • Paralisia cerebral
  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Ataxia
  • Atetose
  • Autismo
  • Traumatismo crânio encefálico
  • Síndrome de down
  • Síndromes genéticas
  • Distrofia muscular
  • Miopatias
  • Mielomeningocele
  • Mal formação congênita
  • Escoliose
A aquisição motora na criança está intimamente ligada a aspectos de sua aprendizagem diária. Tal aprendizagem é influenciada pela crescente confiança e prazer nas brincadeiras que envolvem comprometimento físico. Isto ocorre a medida que a criança adquire capacidade de controlar o próprio corpo graduando força, adquirindo equilíbrio e mobilidade. Crianças portadoras de patologias neurológicas não se desenvolvem linearmente, neste sentido as aquisições motoras estão diretamente ligadas a formação da sua imagem, auto estima e confiança.
A Therapies 4 kids já atendeu mais de 800 pacientes em todo o mundo, tendo utilizado o protocolo a seguir especificado nos últimos 6 anos. Esse programa visa atingir o potencial de cada paciente e resulta em ganho de qualidade de vida, desenvolvimento motor e  independência no incentivo de atividades funcionais.
A proposta de reabilitação através da fisioterapia intensiva, visa realizar trabalho neuromuscular propioceptivo a fim de previnir e reduzir encurtamentos, ganho muscular, alinhamento postural, aumento no equlíbrio, mobilidade articular, coordenação e força. A proposta da Therapy4kids visa aprimorar o alinhamento postural e inibir padrões associados as lesões cerebrais e doenças neuro musculares tais como:
  • espacidade
  • hipotonia
  • hipertonia
  • atetóide
  • cifose
  • assimetria de tono muscular
  • escoliose
Utilizando para isso, as seguintes ferramentas:

Alongamento

Ao início de cada sessão, o paciente é alongado por 45 minutos antes de colocar o pediasuit. Esse programa de alongamento é fotografado, descrito e entregue aos pais para que eles possam dar continuidade com seu filho em casa.

Pediasuit

Órtese corporal fabricada em tecido respirável 100% algodão. Leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica. É composto por touca, macacão, joelheira, tenis e tracionadores emborrachados, que retificam a postura e oferecem a resistência ideal a ser vencida. Conjuntos disponível nos tamanhos x-small, small, medium, large, x-large.


Spider
Gaiola onde são desenvolvidos exercícios de fortalecimento muscular, que podem ser trabalhados:
  • Sobre maca, onde o paciente deitado realiza exercícios para fortalecimento de membros superiores e inferiores, puxando peso através de roldanas
  • Exercícios em suspensão visando equilíbrio, coordenação motora e propiocepção
  • Mini trampolim. Após o paciente ser estabilizado na gaiola, desenvolvemos exercícios agregando esse equipamento de forma lúdica para ganho de força e equilíbrio
  • Esteira. Com peso e postura suportados pela gaiola, o fisioterapeuta fica livre para treinar com seu paciente marcha na esteira elétrica.

Equipamentos Convencionais
Com o paciente vestido com o pediasuit, também realizamos trabalhos regulares através dos seguintes equipamentos:
Bola Bobath, Rolo, Feijão, Espaldar, Barra Paralela, Escada com Rampa, Andador, Tumble Form

Intervalo

Ao final da segunda hora de treinamento, o paciente tem um intervalo de 15 minutos para se alimentar ou descansar.

Bicicleta Adaptada

Em parceria com fabricante Canadense, que possui tecnologia de ponta em bicicletas adaptadas, desenvolvemos trabalho de ganho muscular, flexibilidade, retificação postural, e claro, muita diversão!!

Wii Therapie

Wii Fit pode ser agregado a terapia intensiva de maneira lúdica e eficaz. O game assimila peso e altura do paciente, transformando-o em um personagem virtual. Há infinitas possibilidades visando equilíbrio estático e dinâmico através de diversos jogos.

Cool Down

Na última hora do programa, ocorre a desaceleração das atividades de maior impacto. Para agregar ao paciente aquisição motora fina, oferecemos os seguintes materiais:
Massinha de modelar, lousa, quebra cabeça com imã, brinquedos educativos, espuma, guaxe.

O método é ministrado durante 4 semanas, 4 horas por dia, 5 dias na semana.


Avaliação


Após avaliação prévia será determinado junto aos responsáveis um plano de tratamento visando as maiores necessidades do pacientes e aquisições possíveis. São necessárias algumas fotos do paciente em diferentes etapas do crescimento e relatório dos profissionais que acompanham a reabilitação. Para o início do tratamento é necessário:
  • Indicação médica de fisioterapia motora
  • Raio X do Quadril. Pacientes com subluxação de quadril maior que 35% usarão o pediasuit com menor pressão, ou usarão Theratogs
  • Relatório de alta, caso já tenha realizado fisioterapia intensiva anteriormente

“ THERAPIES 4 KIDS, TRANSFORMANDO POTENCIAL EM REALIDADE ”



***
VÍDEO QUE DEMONSTRA E EXPLICA O MÉTODO
(Ruim que esta em inglês. Traduzi as principais partes para facilitar o entendimento)




Esse vídeo mostra um Programa de Terapia Intensiva e seus benefícios em crianças com Paralisia Cerebral (PC), onde a Fisioterapeuta neuro-infantil, Noreen Scott, nos da uma entrevista exclusiva sobre o uso da THERASUIT durante uma sessão de tratamento de duas crianças.


*******************************************************************************************************************
TRADUÇÃO VÍDEO:
- Noreen Scott é uma fisioterapeuta que trata principalmente de crianças com Autismo, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral.
- Hoje, ela continua um programa de terapia intensiva de duas semanas com Seth e Karsyn. As duas crianças tem 5 anos.
- Ela usa a TheraSuit com as duas crianças para conseguir estabelecer um alinhamento postural correto.
- A TheraSuit ajuda a normalizar o tônus muscular, a função sensorial e motora.
(As crianças ficam na terapia por três horas, o que da a oportunidade de focar em todas as suas deficiências.)
A TheraSuit é muito especializada e é utilizado por uma hora a uma hora e meia em cada sessão.
Ao usar a TheraSuit é criado uma força de compressão e resistência contra as quais a criança irá se mover, o que melhora sua força, sua percepção sensorial e equilíbrio.
Ela também ajuda com a marcha, alinhamento postural. E ajuda a melhorar, acima de tudo, a resistência.
- Existem tamanhos diferentes de TheraSuit. Cada cor é um tamanho e tem resistências diferentes. A TheraSuit é colocada de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. 
- No tratamento ela também utiliza do método de Unidade Universal De Exercícios, também conhecido como 'gaiola' ou 'aranha'.
- Nos Estados Unidos a TheraSuit pode ser comprado para ser usada em casa pelo custo de 2.500,00 dolares. Os pais devem aprender como usá-la antes de comprar.
Não são todas as crianças que podem utilizar a TheraSuit.

LOKOMAT - AACD


Seria fantástico se todos tivessem acesso a essa tecnologia.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Em plena atividade

Estudo revela que as idosas ativas usam menos medicamentos
Data: 14/03/2011 

Para frente é que se anda. Pensando nisso é que a vanguarda feminina têm, literalmente, caminhado em busca de exercitar-se.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde feito por técnicos do Programa Agita São Paulo, em parceria com a Unifesp, analisou o comportamento de 271 idosas. A conclusão do estudo aponta que mulheres idosas que atingem pelo menos duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana têm a carga de consumo de medicamentos reduzida em até 34% em relação àquelas que não mantêm esse hábito. 

As atividades práticas oferecidas pelo programa envolviam caminhadas, aulas com o objetivo de desenvolver força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica. Este resultado é, até o momento, o primeiro a encontrar este tipo de relação com usuários do sistema público de saúde, e pode auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física dessa faixa etária da população, com objetivos de reduzir o gasto financeiro com distribuição de remédios.

“Sabe-se que os gastos públicos com medicamentos são dos mais altos possíveis, assim como é grande o impacto deles nas finanças de um idoso. Essa constatação é motivo de alegria por ser uma solução simples”, afirma o professor-coordenador do Programa Agita São Paulo, Timóteo Leandro Araújo.

 
Crédito da matéria: Revista IN