ESTÚDIO PILATES


PILATES




Riquissimo sistema de exercícios que associa fortalecimento, alongamento, respiração, equilíbrio, postura, condicionamento, concentração e consciência corporal em um só método. É realizado de forma direcionada às necessidades de cada indivíduo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.


Os exercícios/tratamentos são realizados nos aparelhos tradicionais do pilates: REFORMER, LADDER BARREL, SPINE CORRECTOR E WUNDA CHAIR, também no solo (MATT PILATES) e com acessórios (bolas, rolo, flex-smart, Magic circle, faixas elásticas e toning ball) 



· PILATES COMO CONDICIONAMENTO FÍSICO 

Modelamento do corpo através de exercícios que promovem força, alongamento, equilíbrio muscular, controle abdominal, melhora postural, equilíbrio estático e dinâmico, melhora da consciência corporal, concentração e integração corpo e mente. 


· PILATES CLÍNICO 

Pensando biomecanicamente, os desequilíbrios musculo-articular causados pelos encurtamentos e fraqueza musculares, são a principal causa de todas as tendinites, bursites, síndrome músculo-articulares e artroses. Assim sendo, o pilates é utilizado como uma cinesioterapia consciente através de exercícios adaptados pra tratamento de diversas patologias. 

É indicado para tratamentos pós-cirúrgicos, dores crônicas, patologias diversas como artrose, hérnia de disco, dores de coluna, osteoporose, espondilolistese, lesões de joelho, síndrome do impacto do ombro, torsões, estiramentos musculares, tendinites, entre outras e sequelas neurológicas (derrames, parkinson, distrofias musculares). Também pode ser usada como fisioterapia postural, visando tratar desvios da coluna como hipercifose, hiperlordose, retificação ou escoliose. Os exercícios devem ser programados e orientados antecipadamente para atendimentos individuais. 


· PILATES PARA IDOSOS 

Considerando que a velhice muitas vezes é relacionada a dores e incapacidades físicas, o pilates para idosos visa dar mais qualidade de vida ao público da terceira idade, melhorando a coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, força, condicionamento físico, padrão respiratório, postura, previne incontinência urinaria, melhora oxigenação dos tecidos, colabora para o aumento da massa óssea e controle da pressão arterial, glicose, redução da ansiedade e insônia levando a uma melhor autonomia e auto-estima. 


· PILATES PARA GESTANTES 

Promove resistência e flexibilidade muscular para suportar melhor o aumento de peso abdominal; atenua alterações posturais, auxilia no controle de peso e manutenção do condicionamento físico, é uma forma de prevenção a incontinência urinária associada a gestação e diminuição ou prevenção de desconforto como dores de coluna, inchaço e falta de ar. 


Benefícios alcançados com a prática do Pilates:
  • Melhora da capacidade cárdio-respiratória; 
  • Melhor estabilidade da coluna vertebral; 
  • Melhora da estabilidade lombopélvica; 
  • Alívio do stress físico e metal; 
  • Exercício da mente através da concentração, coordenação, memória; 
  • Ganho do controle corporal e equilíbrio através da prática perfeita dos exercícios; 
  • Melhora da flexibilidade das cadeias musculares; 
  • Previne e reabilita lesões traumato-ortopédicas; 
  • Aumento da simetria corporal, através do correção postural; 
  • Ganho de força, tônus e controle neuro-muscular, 
  • Aumento da estabilidade mio-articular. 
  • Aceleração do metabolismo do sistema urinário e digestivo 

"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” Joseph Pilates


** As aulas são individualizadas e elaboradas a partir da avaliação.