OSTEOPATIA E POSTUROLOGIA


- OSTEOPATIA

 "Sistema de cuidados a saúde que reconhece a auto-cura e a habilidade de auto-regular o corpo depende de determinando número de fatores, incluindo situações favoráveis do meio ambiente (interna e externas), nutrição adequada e integridade estrutural normal. Ela utiliza de métodos de diagnósticos comumente aceitos, bem como alguns métodos específicos desenvolvidos para facilitar uma avaliação estrutural precisa. Dá ênfase especial à importância mecânica do corpo e utiliza de técnicas para detectar e corrigir estruturas e funções imperfeitas."
                   Leon Chaitow


 Os gestos do nosso cotidiano, bem como os gestos desportivos, são realizados pelo sistema músculo-osteo-articular, que se utilizam de um complexo jogo articular e funções musculares distintas. Todo esse sistema é controlado por uma rede nervosa e nutrido por uma rede vascular, que nos possibilita realizar os gestos de forma harmônica e perfeita. Cada articulação participa com a sua função e se integra a este complexo sistema, possibilitando os movimentos.

 Algumas alterações que vão desde alterações nervosas, traumatismos, fatores emocionais, postura inadequada, entre outras, podem interferir na fisiologia dos tecidos (músculos, ligamentos) que comprometem a liberdade articular influenciando desta forma a biomecânica (vida mecânica) normal do sistema músculo-osteo-articular. Isso é o que caracteriza uma disfunção osteopática ou disfunção somática (perda da função articular).

 Para a Osteopatia, uma perda da mobilidade articular significa que o conjunto está comprometido, mas devido a sua versalidade e incrível capacidade de se adequar, o sistema osteo-músculo-articular se adapta para continuar funcionando. Muitas vezes esse ônus é a instalação de uma patologia.

 E como o sistema é todo interligado, qualquer repercussão local poderá influenciar tecidos que se relacionam direta ou indiretamente com ela criando no organismo uma sequência de disfunções que a osteopatia denomina cadeia lesional adaptativa, ocasionada por uma disfunção primaria que é a restrição que iniciou todo o processo (teoria do segmento facilitado).

 Além das repercussões no próprio sistema músculo-osteo-articular, existe também repercussões desse mesmo sistema com outros segmentos do corpo como vísceras e o crânio por exemplo. Um segmento facilitado pode repercutir em qualquer um desses sistemas e portanto todo o corpo. Isso é importante ao osteopata pois através do acesso aos músculo, ossos e articulações, podemos regularizar o funcionamento do organismo como um todo, interagindo todo o conjunto de sistemas para a cura.




 PORTANTO, A OSTEOPATIA DEVE ENTENDER TODO ESSE CONTEXTO E TER COMO METAS DESENVOLVER, ATRAVÉS DE INTERVENÇÃO MANUAL SOBRE OS TECIDOS, AS FUNÇÕES NORMAIS, RESTAURAR A MOBILIDADE ARTICULAR, ROMPER ARCOS-REFLEXOS PATOLÓGICOS, NORMALIZAR OS TECIDOS, NUTRIR TODO O SISTEMA, DEVOLVENDO AO ORGANISMO UMA BOA CONDIÇÃO DE SE AUTO CURAR.

- POSTUROLOGIA