quarta-feira, 20 de abril de 2011

Em plena atividade

Estudo revela que as idosas ativas usam menos medicamentos
Data: 14/03/2011 

Para frente é que se anda. Pensando nisso é que a vanguarda feminina têm, literalmente, caminhado em busca de exercitar-se.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde feito por técnicos do Programa Agita São Paulo, em parceria com a Unifesp, analisou o comportamento de 271 idosas. A conclusão do estudo aponta que mulheres idosas que atingem pelo menos duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana têm a carga de consumo de medicamentos reduzida em até 34% em relação àquelas que não mantêm esse hábito. 

As atividades práticas oferecidas pelo programa envolviam caminhadas, aulas com o objetivo de desenvolver força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica. Este resultado é, até o momento, o primeiro a encontrar este tipo de relação com usuários do sistema público de saúde, e pode auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física dessa faixa etária da população, com objetivos de reduzir o gasto financeiro com distribuição de remédios.

“Sabe-se que os gastos públicos com medicamentos são dos mais altos possíveis, assim como é grande o impacto deles nas finanças de um idoso. Essa constatação é motivo de alegria por ser uma solução simples”, afirma o professor-coordenador do Programa Agita São Paulo, Timóteo Leandro Araújo.

 
Crédito da matéria: Revista IN

Nenhum comentário:

Postar um comentário