terça-feira, 5 de julho de 2011

PILATES NA GRAVIDEZ

        
A gravidez é um período fascinante, em que a forma e as necessidades do seu corpo mudam constantemente, à medida que a gestação avança. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os seus músculos e articulações, é fundamental adaptar sua rotina de exercícios para adequar-se a estas mudanças.

O método Pilates é a forma ideal de exercícios para trazer mais conforto à sua gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suaves dos músculos. Ele melhora a concentração e permite desenvolver um excepcional relacionamento com seu corpo ao exercitar-se - o que é especialmente importante durante a gestação. O método pilates não apenas ajuda a melhorar sua força postural, mas também seu equilíbrio, coordenação e a qualidade de seus movimentos, sem sobrecarregar as articulações. 

Com ênfase no desenvolvimento de uma boa postura, que pode ser facilmente prejudicada durante a gestação, o método Pilates a auxiliará a prevenir dores lombares, ombros caidos e tensão no pescoço. 


BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES DURANTE A GRAVIDEZ

  • É um programa de exercícios seguros e eficazes que pode ser utilizado durante a gravidez. Ao concentrar-se nos músculos essenciais para a postura, a gestante melhorará a estabilidade da musculatura postural e a resistência dos músculos do assoalho pélvico, o que a ajudará permanecer sem deformidades posturais e evitar dores lombares.

  • Sua prática durante a gestação proporciona excelente força dos músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e estabilidade da coluna vertebral. A melhora resultante na postura gera mais espaço para o bebê.

  • O método é respeitado e recomendado pelos médicos. Os exercícios de alongamento e fortalecimento, especialmente adaptados, auxiliarão no alívio das dores que com freqüência se associam às mudanças que estão ocorrendo no corpo.

  • Melhora a circulação. Todos os movimentos são iniciados a partir dos músculos abdominais, melhorando a circulação no abdome, o que é benéfico para o bebê.

  • O aumento no relaxamento e os efeitos calmantes oferecidos pelos exercícios durante a gravidez podem transferir alguns benefícios ímpares à saúde do bebê em desenvolvimento.

  • Com seu enfoque cuidadosamente controlado, o método lhe permite desenvolver uma maior conscientização sobre o seu corpo. A gestante aprenderá a relaxar e respirar corretamente, preparando-se para o trabalho de parto e para o nascimento do bebê.

  • A prática regular dos exercícios de pilates durante a após a gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, dando-lhe a base para readquirir as formas anteriores com o programa pós-parto.
fonte: Livro: Pilates para Grávidas - JAN ENDACOTT

Um comentário: